alice Cinema, Lazer

Sábados em Família


Este mês de janeiro a Cinemateca tem filmes para todos!


TOY STORY 3
Os brinquedos mais famosos do cinema nas suas aventuras mais recentes. Neste filme o pequeno Andy cresceu e já tem 17 anos. Antes de ir para a faculdade, arruma o quarto e os seus antigos brinquedos. Buzz Lightyear, Jessie e o Sr. Cabeça de Batata são separados para serem guardados no sótão, mas a mãe de Andy coloca-os acidentalmente no lixo. Woody, que é escolhido por Andy para acompanhá-lo na sua nova vida, decide salvá-los. Depois de muitas peripécias, os brinquedos acabam por ser levados para uma creche, onde encontram um universo completamente diferente daquele que conhecem.
Dia 9 de janeiro, às 15:00h
De Lee Unkrich
Estados Unidos, 2010 – 103 min | Dobrado em português | M/6

PERSÉPOLIS 
Um dos filmes de animação mais célebres dos últimos anos, PERSEPOLIS (nome de uma antiga cidade persa, localizada no atual Irão) é baseado numa banda desenhada de Marjane Satrapi, a corealizadora do filme. A narrativa passa-se num flashback: no aeroporto de Orly, uma iraniana de cerca de trinta anos recorda a sua adolescência no Irão, depois da revolução islâmica, incluindo a longa guerra com o Iraque e os bombardeamentos de Teerão. “Um filme maravilhoso e agridoce, que é ao mesmo tempo um romance de iniciação, uma lição sobre a História recente do Irão e uma alegre fábula feminista”, foi como Kate Stables definiu PERSEPOLIS na revista Sight & Sound. Sáb.
Dia 16 de janeiro, às 15:00h
De Marjane Satrapi, Vincent Paronnaud, com as vozes de Catherine Deneuve, Danielle Darrieux, Chiara Mastroianni
França, Estados Unidos, 2007 – 96 min | Legendado em português | M/12

ALICE NO PAÍS DAS FADAS
Numa tarde de sol, Alice segue um coelho branco que desaparece furtivamente numa toca ali perto. Alice vai atrás dele e cai no buraco – entra na folia, no mundo do País das Maravilhas! Canções memoráveis comparecem na viagem de Alice, que culmina num encontro com a doidivanas Rainha de Copas – e o seu exército de cartas de jogar.
Dia 23 de janeiro, às 15:00h
De Clyde Geronimi, Hamilton Luske, Wilfred Jackson
Estados Unidos, 1951 – 74 min | Dobrado em português do Brasil | M/6

ASSALTO AO ARRANHA-CÉUS
Ambientado em Los Angeles, protagonizado por Bruce Willis no papel de John McClane, detective de Nova Iorque, o primeiro DIE HARD é reconhecidamente um dos grandes filmes de acção dos anos 1980. O argumento baseia-se no romance de Roderick Thorp “Nothing Lasts Forever”. Reúnemse como ingredientes de combinação improvável, a época natalícia e o cenário de um imponente arranha-céus (em que a acção decorre), uma personagem que atravessa uma crise conjugal e o ataque terrorista em que se vê envolvido e resolve como um herói do cinema clássico (Willis/McClane). Ficou famosa a frase em que atira um “Yippee kai yay, motherfucker”
Dia 30 de janeiro, às 15:00h
De John McTiernan, com Bruce Willis, Alan Rickman, Bonnie Bedelia, Reginald VelJohnson
Estados Unidos, 1988 – 131 min | legendado em português | M/12

Cinemateca Junior
Palácio Foz, Praça dos Restauradores
1,10€ (até aos 16 anos) e 3,20€ (adultos)

Final Thoughts

Overall Score 0
Readers Rating
4 votes
4.5