1363981091097,0 Multimedia

Password: A Tua Primeira Defesa Virtual!


A primeira coisa que aprendemos quando utilizamos um computador pela primeira vez, é a necessidade de criar uma conta de utilizador e password, de forma a proteger os nossos dados. Na verdade, todas as nossas contas em websites e outros serviços online, estão protegidas por password – trata-se de um mecanismo base para confirmarmos a nossa identidade.

Aqui ficam algumas dicas para escolheres, fortaleceres e protegeres a tua password.

Número de carateres
A tua password deve ter, pelo menos, 6 carateres que incluam letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Facilmente vais conseguir encontrar e adaptar uma palavra a este critério de segurança, por exemplo: “Segurança”> “seGuRAnça”> “53GuR4nça”> “53G_r4nça”.

Que palavras utilizar
Ainda há muitos utilizadores que optam por passwords como “12345”, “login” ou “password”, o que os deixa mais vulneráveis a ataques e invasões. Não deves utilizar este tipo de passwords óbvias, nem aquelas que consistam em nomes próprios ou datas especiais. Uma técnica para evitares este problema é transformares uma frase com que te identifiques numa password. Por exemplo: “Eu gosto de desenhos animados.”> “EuGostoDesenhosAnimados”> “EuGosDesAni”> “E_G05D3s4n!”.

Partilha de passwords
Não partilhes a tua password com ninguém. Trata-se de informação pessoal e sensível. Mesmo que seja uma password de um jogo ou de outro serviço, não a partilhes!

Uma password por conta
Não utilizes a mesma password para todos os serviços/contas que utilizas. Em vez disso, cria uma password por cada serviço/conta.

Guardar uma password
Caso tenhas receio de não te lembrares de todas as tuas passwords, utiliza um gestor de passwords. Assim, só tens de te lembrar daquela que criaste para aceder a este programa. Todas as outras passwords ficam registadas e encriptadas nesta aplicação. Nunca registes as tuas passwords em papel, nem em nenhum documento desprotegido.

Cuidados adicionais
Para além disto, deves ter cuidado com as aplicações que instalas no computador ou noutros dispositivos, de forma a evitar que programas maliciosos se alojem no sistema e que registem as passwords que utilizas. Lembra-te que é importante utilizar um bom antivírus e mantê-lo atualizado.

Dúvidas
Sempre que tiveres alguma questão sobre como proteger a tua privacidade ou outras questões relacionadas com a tua segurança online, contacta a Linha Ajuda através do número azul 808 91 90 90. Navega em Segurança!

Internet Segura.jpg

Final Thoughts

Overall Score 0
Readers Rating
0 votes
0