summer06_LX Multimedia

Usar Smartphones e Tablets em Segurança!


Com a chegada das férias, vais finalmente ter tempo livre para explorares o mundo virtual sozinho ou com os teus amigos. Provavelmente, vais ter a tentação de pedir o smartphone/tablet aos teus familiares para te divertires a jogar e a navegar pela Internet. 

Estes pequenos computadores de bolso já fazem parte do nosso dia-a-dia há alguns anos e é cada vez mais comum os adultos terem um smartphone/tablet. Mas sabias que existe tanta tecnologia nestes pequenos aparelhos como na primeira nave espacial que foi à Lua?
Um smartphone/tablet está preparado para ter leitores de música e vídeo, navegar na internet, serviços de conversação, chamadas telefónicas e via Internet, videochamada em tempo real, ligação às redes sociais, jogos online, e tudo o que seja possível construir através de aplicações móveis. A sua utilização deve ser cuidada de forma a garantir que estás a navegar em segurança e sem comprometeres a tua privacidade.
Por isso, se utilizas ou vais utilizar alguns destes serviços, é importante teres em conta algumas regras!
Pede aos teus pais para configurarem o aparelho com palavra-passe, antivírus e as últimas atualizações do smartphone/tablet. Assim, sabes que vais estar mais seguro.
Nunca dês o número de telefone a desconhecidos nem o publiques/partilhes na Internet ou em aplicações. Para além disso, não atendas chamadas, nem respondas a mensagens de números desconhecidos. Quando isso acontecer, devolve o smartphone/tablet aos teus pais e avisa-os.
Não ligues o Bluetooth nem o Wi-Fi quando não é necessário. Isto deixa o smartphone/tablet vulnerável a ataques exteriores.
Não utilizes o leitor de códigos QR do smartphone/tablet em tudo o que vês, nem cliques em todos os links dos websites ou redes sociais, pois estes podem levar-te para websites com conteúdos inadequados para a tua idade.
Não guardes palavras-passe ou outras informações importantes na aplicação de Notas, pois estás a deixar esta informação disponível no sítio mais óbvio, caso o smartphone/tablet seja roubado.
Pede ajuda a um familiar quando quiseres descarregar um jogo ou outra aplicação. Certifica-te que fazes sempre o download através da Play Store (Android) ou da Appstore (iPhone/iPad).
Desliga o serviço de GPS. Para além de consumir mais rapidamente a bateria, pode disponibilizar informações sobre onde te encontras e colocar em causa a tua privacidade e segurança.
Não leves estes aparelhos para perto da piscina, pois muitos deles poderão ficar irreversivelmente danificados se entrarem em contacto com a água. Na praia, a utilização destes aparelhos também não é aconselhada, considerando que a areia pode danificar os aparelhos e riscar os ecrãs.
Não te esqueças que, até mesmo nas férias, podes contactar a Linha Ajuda do Centro Internet Segura, através do número gratuito 808 91 90 90. Boas férias! Diverte-te!

Internet Segura.jpg