alvalade1.jpg Destaques

Feiras e Mercados de Lisboa


Nos mercados da cidade, mais do que comprar produtos frescos (e locais!), pode-se aprender muito
alvalade1.jpg
Alvalade Norte
Avenida do Rio de Janeiro
De terça-feira a sábado, das 07:00h às 14:00h
É um dos mais conhecidos mercados de peixe de Lisboa e local de passagem obrigatória para quem precisa de artigos de jardinagem, sejam utensílios ou até mesmo plantas. Conta ainda com uma bela esplanada no seu exterior e onde para além de outras lojas, a geladaria pode obrigar a uma paragem mais prolongada.

ribeira1.jpg
Mercado da Ribeira

Av. 24 de Julho
De terça-feira a sábado, das 06:00h às 14:00h (20:00h para as flores)
Domingos, das 10:00h às 20:00h (só flores)
Um dos mais antigo mercados de Lisboa (1882) é, desde o ano passado, igualmente a casa da Time Out, que ali juntou vários espaços de alimentação. Mas o Mercado da Ribeira vai bem para além disso. O peixe, os legumes e as sempre policromáticas flores conferem-lhe uma identidade única e a sua localização dá-lhe uma personalidade de que poucos mercados lisboetas se podem orgulhar.

janeiro1.jpg
31 de Janeiro

Rua Engenheiro Vieira da Silva
De terça-feira a sábado, das 07:00h às 14:00h
Local de visitas de estudo para os alunos do 1.º Ciclo das escolas da cidade, o Mercado 31 de Janeiro, em plena zona de Picoas, deslumbra no seu interior, onde predominam os peixes (que depois abastecem muitos dos principais restaurantes de Lisboa), as frutas e hortaliças frescas, mas também no exterior, onde os graffiti lhe conferem um ar ainda mais moderno.

tijolo1.jpg
Forno do Tijolo

Rua Maria da Fonte
De segunda-feira a sábado, das 07:00h às 14:00h
Já teve mais importância no consumo local do que nos tempos que correm (tem um supermercado mesmo ao lado o que aliado à dificuldade no estacionamento o acaba por prejudicar), mas ainda por lá há muito peixe, fruta e legumes. Destaque ainda para o Fab Lab ali instalado desde 2013 e que pretende permitir a criação de novos produtos de propriedade intelectual a baixo custo.

arroios2.jpg
Arroios

Rua Ângela Pinto
De segunda-feira a sábado, das 07:00h às 14:00h
Pode ser considerado o centro de Arroios não só pela sua importância no abastecimento local, mas também pela sua forma e localização. Circular, é para ele que convergem todas as ruas da zona. Típico mercado de bairro, tem no peixe, fruta e legumes (vendidos no interior) os seus principais bens, mas conta igualmente com uma série de lojas dos mais diversos produtos viradas para o exterior.

ourique1.jpg
Campo de Ourique

Rua Coelho da Rocha
De domingo a quarta-feira, das 07:00h às 23:00h
De quinta-feira a sábado, das 07:00h às 01:00h
Outro dos mais importantes da cidade, o Mercado de Campo de Ourique tem sido alvo de uma série de remodelações que o têm mantido moderno e funcional. Destaca-se pela quantidade de fruta e peixe fresco, mas também pelas novas tasquinhas e espaços gourmet que ali se instalaram. Recebe ainda vários eventos temáticos e concertos.

benfica1.jpg
Benfica

Rua João Frederico Ludovice
De segunda-feira a sábado, das 07:00h às 14:00h
A zona de Benfica está bem servida de comércio, mas o seu Mercado é, ainda nos dias de hoje, o melhor local para uma série de compras. Do peixe fresco à carne acabada de cortar, passando por legumes, pão e até marisco, aqui encontra-se de tudo. Se passar por lá faça como os habitantes locais: comece pelas bancas centrais e vá-se perdendo pelos seus corredores e setores até chegar ao exterior. Mas leve um saco grande…

alcantara1.jpg
Alcântara/Rosa Agulhas

Rua Leão de Oliveira, 7
De segunda a sexta-feira, das 07:00h às 20:00h
Sábados, das 07:00h às 15:00h
Sempre recheado de atividades sócio-culturais, este é o mercado ideal para a compra de produtos biológicos. Destaca-se igualmente por ser a casa da Mercearia do Mercado, local que recria o ambiente vivido nas antigas mercearias de bairro, e pelo restaurante Mercado de Alcântara, onde reina a gastronomia tradicional.

ajuda1.jpg
Ajuda

Largo da Boa-Hora/Rua D. Vasco
De terça-feira a sábado, das 08:00h às 14:00h
São dois pisos que servem essencialmente a população da zona, mas merece, mesmo assim, uma visita. Remodelado há menos de 10 anos é considerado um dos mais modernos mercados da cidade e reconhecido pela diversidade dos produtos que lá se vendem.

alvalade sul.jpg
Alvalade Sul

Rua Antero de Figueiredo
De terça-feira a sábado, das 07:00h às 14:00h
Inaugurado em 1949 para fazer face ao encerramento do então famoso Mercado da Praça da Figueira, este é atualmente o único mercado de levante da cidade. Todos os dias ali se vendem peixes, legumes, frutas, flores e até roupas, sendo que ao início da tarde tudo se desmonta para voltar a ser montado no dia seguinte. As dezenas de frequentadores agradecem e fazem questão de regressar também…

ladra.jpg
Feira da Ladra

Campo de Santa Clara
Terça-feira, das 09:00h às 19:00h
Sábado, das 09:00h às 18:00h
Antigo Mercado Franco de Lisboa, é a mais antiga e conhecida feira da cidade. Tem a particularidade de, a par dos habituais feirantes, ser um local escolhido por muitos jovens para venderem o que já não usam ou as velharias da família.

market.jpg
LxMarket

Rua Rodrigues Faria, 103
Domingo, das 12:00h às 19:00h
Peças únicas, vintage e em segunda mão. Roupas, móveis, brinquedos, discos, livros, produtos naturais e muito artesanato. O que não falta na LxMarket, em Alcântara, são motivos para nos perdermos durante estes calmos dias primaveris. Aproveite e dê um passeio familiar por todo o espaço e descubra que outros encantos a LxFactory tem escondidos…

buzina.jpg
Feira da Buzina

Jardim do Arco do Cego
Quinzenalmente, ao domingo
Esta é uma feira um pouco diferente, na qual os vendedores utilizam a bagageira do seu carro como expositor. Já andou por vários locais da cidade, mas agora parece ter “estacionado” no Arco do Cego. Por lá reinam os produtos em segunda mão, mas também obras originais e novas de artistas emergentes. Consulte a página www.facebook.com/feiradabuzina para mais informações.

Outras Feiras
Vários locais
Pode ser do bom tempo que se costuma fazer sentir na cidade, da necessidade de comprar bom e barato, ou só por grande capacidade de iniciativa, mas a verdade é que as feiras urbanas, viradas para a promoção e venda de produtos artesanais se têm vindo a multiplicar.
O CRAFTS & DESIGN, no Jardim da Estrela (1.º fim de semana do mês, das 10:00h às 18:00h) por exemplo, funciona como uma plataforma de divulgação para criadores nas áreas do design e do artesanato contemporâneo, com projetos criativos criados de raiz pelos mesmos. O mercado tem uma vertente cultural diversificada com eventos gratuitos para o público. Já o MERCADO DO CCB – NOVO & ANTIGO dedica-se às áreas de design, antiguidades, moda, plantas e gastronomia, mas é a programação artística e cultural do CCB que o distingue, com a música a ter lugar de destaque no Mercado em todas edições (1.º domingo de cada mês).
Igualmente no primeiro fim de semana de cada mês tem lugar a FEIRA DAS ALMAS, no Regueirão dos Anjos. Aqui predominam os artigos de design de moda, joalharia e artesanato, mas também as ilustrações e as serigrafias dos mais variados artistas e as peças únicas de colecionadores e vendedores de vintage/segunda mão, CDs e vinis old school.