jogooo Atual, Jogos, Multimedia

Jogos Gratuitos nos Smartphones e Tablets


Os jogos desde cedo se tornaram num dos atrativos dos dispositivos móveis. Inicialmente os telemóveis tinham apenas um ou dois jogos, mas com a sua evolução, a diversidade destes foi aumentando. Hoje em dia, com a presença massificada de smartphones e tablets, existem milhares de opções à distância de alguns cliques.

Embora existam jogos pagos nos mercados de telemóvel, a grande maioria está disponível para instalação sem pagamento inicial. Mas será que isto quer dizer que o jogo é gratuito?
Olhemos para os jogos Candy Crush Saga e Angry Birds. Ambos estão disponíveis para download gratuito em Android e iOS e contam com uma enorme popularidade. Nesse caso, de que forma é que estas empresas se conseguem sustentar?
O facto de um jogo ser gratuito, não quer dizer que não gere lucro. Para isso, basta introduzir publicidade no jogo. Assim, os criadores de jogos recebem dinheiro sempre que um utilizador vê e/ou clica numa dessas publicidades. Uma visualização de uma publicidade gera menos de 1 cêntimo. No entanto, quando multiplicada por milhões de utilizadores, geram-se fortunas diárias. Embora seja um mecanismo inofensivo, por vezes a publicidade não tem em consideração os públicos-alvo dos jogos.

Existem ainda outras formas de se obter rendimentos através dos jogos, nomeadamente através das compras que permitem desbloquear níveis e outro tipo de bónus que permitem uma evolução mais rápida no jogo. Para além disso, estes jogos promovem a ligação com redes sociais, de forma a aumentar a possibilidade de obter mais jogadores e estimular a compra destes “aditivos” para ultrapassar os outros jogadores.

A longo prazo, é possível gerar ainda lucro através da recolha de informações sobre os interesses e motivações dos jogadores. Por isso recorda-te sempre: Se estás a utilizar uma aplicação pela qual não pagaste, é porque o produto és tu.

Caso tenhas alguma dúvida relativamente a uma aplicação contacta a Linha Ajuda através do 808 91 90 90. Navega em Segurança!

Internet Segura.jpg