MR_CRONICA_9 WEB Crónicas, No Mundo da MR

10 Regras d’ouro by MR


Embora pouco ou nada saiba sobre a vida, também ensina. À sua maneira lá nos vai dizendo quais os perigos e lições que devemos dar especial atenção.

A minha filha é uma fonte de energia inesgotável. Uma acelerada por natureza. Desde o primeiro dia em que a senti mexer-se na barriga deu para antever que a Maria Rita, à semelhança do pai, era o típico piolho elétrico com bicho-carpinteiro. Aos (quase) quatro anos, ela tem a capacidade de nos deixar sem fôlego tanto a mim, como ao pai, como à pachorrenta da gata Meva que foge dela a sete patas assim que pressente a aproximação de agitação a um metro dos bigodes. Durante grande parte do tempo que passamos juntos a imaginação da MR não tem limites. As mil e uma ideias que brotam daquela mini-cabecinha, enfeitada de cabelos castanhos indomáveis, multiplicam-se. E surgem num registo frequente e continuado. Duram, duram e duram…

Noto que está a necessitar urgentemente de uma pausa quando teima em encaracolar o cabelo com os dedinhos (um tique adotado deste o tempo do berço e que herdou de mim). Quando finalmente adormece e concede-me tempo para tratar das tarefas lá de casa dou por mim a pensar nas lições que ela me dá diariamente. São muitas. São adoráveis. São preciosas. São inesquecíveis. Não me refiro aos ensinamentos da maternidade que nos mudam, na minha opinião, sempre para melhor. Falo das tiradas de mestre que tantas vezes fazem-nos rir à gargalhada. E que algumas vezes surgem em modo de preocupação, principalmente quando sabe que um de nós está doente, ou à boa maneira do Calimero, quando tem alguma fisgada e só pensa em alcançar um objetivo. Quem diria que ela, que tantas vezes nos tira do sério com os caprichos, manias, choradeiras e birras próprias da idade do buá, também nos ensina dando pistas sobre o que pensa, o que gosta, o que quer. E mais importante ainda, mostrando como encara este Mundo e nos vê a viver nele. A julgar pelas 10 regras de ouro que a minha filha me segredou ao ouvido e que partilho agora com os leitores da LX4kids, com a devida autorização da autora, acho que tanto eu como o pai e os avós estamos a fazer um bom trabalho. Pelo menos, por enquanto não há grandes preocupações a registar.

As 10 lições da Maria Rita:
1a lição:
Na Terra do Nunca é tudo falante.
2ª lição:
As pessoas velhinhas com rugas não precisam de usar roupa.
3ª lição:
17 é o número das crias de todos os animais. 17 é a idade que quero fazer. Falta muito?
4ª lição:
Se a gata fugir é só comprar uma rede de gatos para apanhá-la e pôr na gaiola.
5ª lição:
A Drª Catarina (pediatra) é que sabe do que preciso quando estou doente.
Ela tem dois consultórios: um com brinquedos
(clínica) e outro onde há muitas crianças doentes (hospital).
6ª lição:
Aos 4 anos deixo de usar chucha.
7ª lição:
O Blue (personagem de desenhos animados) vive cá em casa e só faz disparates.
8ª lição:
Mamã, peço-te que guardes sempre os meus segredos.
9ª lição:
Ligar o aquecedor pode queimar. É muito fácil. Se nos queimar-mos é só ir ao médico. Não vale a pena chorar.
10ª lição:
As algas podem ter lama e podem sujar o vestido.