27_CIalfaiates_VitorManike Ar Livre

Evoa


No Estuário do Rio Tejo há 70ha onde é possível desfrutar de um património único. O EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves, integra três zonas húmidas de água doce que servem de refúgio e local de nidificação a milhares de aves e onde se percebe melhor o porquê desta ser a mais importante zona húmida do país.

A visita ao EVOA pode ser uma experiência única para toda a família. Com três observatórios nas lagoas (a principal, a rasa e a grande), o espaço é complementado por diversos pontos de observação camuflados e ainda um centro de interpretação. Igualmente integrada no EVOA, a Lezíria de Vila Franca de Xira permite, por seu lado, conhecer alguns dos melhores solos agrícolas do país e proporciona aos seus visitantes paisagens deslumbrantes.

Para os mais novos, no entanto, e para além das atividades diárias que incluem visitas guiadas e explorações autónomas, a mais-valia está mesmo na observação das aves que fazem desta a sua casa. Por esta altura do ano, dominam os alfaiates, as chilretas, as garças vermelhas, os patos-reais, os pernas vermelhas, os pernilongos, os rouxinóis-grande-dos-caniços, os sisões e as tarambolas-cinzentas.

Com a chegada das férias escolares, o EVOA tem igualmente à disposição dos mais novos (dos 8 aos 16 anos), um programa especial de uma semana que inclui atividades diferentes todos os dias.

HORÁRIO
De março a junho e de agosto a outubro: das 09:00h às 19:00h
De novembro a fevereiro: das 10:00h às 17:00h
Encerrado à segunda-feira, no dia 25 de dezembro e em julho (para trabalhos de manutenção dos percurso e lagos)
LOCALIZAÇÃO
Samora Correia
COMO CHEGAR
Coordenadas do Portão do entrada (Portão do Cardal): 38º 57’ 00, 42’’ N; 8º 58’18,20’’ O
Coordenadas do Centro de Interpretação do EVOA: 38º 50’ 59,00’ ‘N 8º 58’ 27.00’’ O

Nota Lx4Kids
Final Thoughts

Overall Score 4.4
Readers Rating
0 votes
0