DSC_7534_5_7_fused Ar Livre

Jardim Vasco da Gama


Belém é um daqueles destinos inevitáveis quando se passeia em Lisboa. Se para os turistas de ocasião são os pastéis e o Mosteiro dos Jerónimos os locais mais procurados, para as crianças, o delírio está todo no Jardim Vasco da Gama. Afinal, são mais de quatro hectares onde o verde predomina.
Para quem entra pela zona este, é o gigantesco relvado central resguardado da movimentada Av. da Indía que mais impressiona. Largo e com várias sombras, tanto pode ser aproveitado para uma partida de futebol como para um pequenique.
Construido nos anos 80 do séc. XX, o Jardim Vasco da Gama viu lá ser instalado recentemente um pavilhão tailandês. Feito totalmente em Banguecoque, foi transportado de barco pelo caminho inverso ao que havia sido feito pelos navegadores portugueses há mais de 500 anos. Simboliza a longevidade das relações entre os dois países e serve também como óptimo local para um merecido descanso depois de percorrer todo o relvado. Isto, claro, se os mais novos sairem do concorrido parque infantil aí existente.
A parte oeste, fronteiriça ao Mosteiro dos Jerónimos, é composta na sua totalidade por um jardim plantado no século XVIII, ideal para umas brincadeiras, e por uma fonte em homenagem ao navegador que dá nome ao espaço.
Como é natural, o Jardim Vasco da Gama fica um pouco mais lotado ao fim de semana, por isso talvez seja melhor escolher um fim de tarde ameno durante as férias da Páscoa para lhe fazer uma visita. E se no fim quiser prolongar a estadia, saiba que pode sempre desfrutar das enormes esplanadas adjacentes e, como é costume em Belém, sentir-se um turista na sua cidade.

HORÁRIO
Aberto 24 horas
LOCALIZAÇÃO
R. Vieiras Portuense
ACESSIBILIDADE
Autocarros (Carris) 28, 714, 727, 729 e 751
Elétrico 15E
Comboio Linha Cascais – Estação de Belém

Nota Lx4Kids
Final Thoughts

Overall Score 4.2
Readers Rating
2 votes
4.2